Eupedia
Eupedia


Eupedia >Guia de viagens de Portugal > Curiosidades sobre Portugal

Fatos interessantes e anedotas sobre Portugal

English version Version française
Fatos interessantes e anedotas sobre Portugal

Pessoas e idioma

  • A língua portuguesa é falada por cerca de 230 milhões de pessoas em todo o mundo (incluindo 210 falantes nativos) e é a língua oficial de 9 países.
  • A língua portuguesa está mais intimamente relacionada com a língua galega, falada no noroeste da Espanha. O galego pode ser considerado como um dialeto de português (ou vice-versa).
  • Quase 12% dos habitantes do Luxemburgo e 3% das pessoas na França são de ascendência portuguesa. Paris tem a maior comunidade portuguesa fora de Portugal e é a segunda maior cidade portuguesa depois de Lisboa com base no número de residentes portugueses.
  • José Manuel Durão Barroso, ex-primeiro-ministro de Portugal, foi presidente da Comissão Européia desde 2004.

Cultura e Tradições

  • O fatalismo é uma característica essencial da cultura portuguesa. O Fado, como os portugueses o chamam, é expressado pela interjecção comum oxalá, derivada do Inshallahárabe, e que significa "se for o caso" ou "esperançosamente". O Fado deu origem ao gênero de música homônima, caracterizado por melodias melancólicas e letras, muitas vezes sobre o mar ou a vida dos pobres, e infundidas com um sentimento característico de resignação, fatefulness e melancolia. O Fado foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial em 2011.
  • O vinho do Porto mundialmente famoso (também conhecido como "Porto"), um doce vinho fortificado português do Vale do Douro, foi imitado em vários países - notadamente a Austrália, o Sul África, Índia e Estados Unidos.
  • Mais de metade da cortiça do mundo é produzida em Portugal.
  • A Festa de São João do Porto, realizada na noite de 23 de junho, é uma das celebrações mais animadas do país. A tradição, que tem suas raízes em rituais de namoro pagãos, exige que os participantes atinjam garotas atraentes na cabeça com flores de alho ou martelos plásticos macios.
  • A Festa do Colete Encanado, realizada em Vila Franca de Xira, apresenta um funcionamento dos touros, como o homen mais famoso, o San Fermín em Pamplona.

Esportes e recreação

  • O S.L baseado em Lisboa O Benfica é o clube de futebol mais apoiado no mundo, de acordo com o Guinness Book of World Record.
  • Em dezembro de 2010, o maior desfile do Papai Noel no mundo ocorreu no Porto. 14.963 pessoas vestiram roupas de Papai Noel, batendo o registro dos anos anteriores para o mesmo desfile.
  • Em outubro de 2011, o surfista havaiano Garret McNamara pegou a maior onda (30 m / 90 pés) já surfada até à data na Praia do Norte, perto da cidade de Nazaré, no centro Portugal.
  • A partir de 2012, o maior foguete já produziu o 12º Simpósio Internacional de Fogos de Artifício no Porto e Vila Nova de Gaia em 13 de outubro de 2010. Ele pesou 13,40 kg (29,53 Libra).
  • O cão de água português foi considerado uma raça de cães hipoalergênicos, em parte porque não muda. Em 2008, a raça fez as manchetes quando o presidente dos EUA Barack Obama e sua família receberam um como animal de estimação. Um cão de água português foi escolhido para se tornar o "Primeiro cão" em parte porque as alergias de Malia Obama.

História

  • O nome de Portugal aparece primeiro em 868, durante a Reconquista sobre os muçulmanos. Um condado foi formado em torno da cidade do Porto (Portus Cale em latim), a partir do qual "Portugal" é derivado.
  • O reino de Portugal durou quase 800 anos, de 1139 a 1910. Desde 1910, o país tem sido uma república. A República democrática moderna foi fundada em 1976.
  • A Aliança Anglo-Portuguesa, assinada em 1373, é a aliança mais antiga do mundo que ainda está em vigor.
  • Portugal foi uma das primeiras nações colonizadoras da Europa, começando com Ceuta (1410), a Madeira (1419), os Açores (1439), depois estabelecendo postos comerciais ao longo da costa de África mais tarde no século XV. Em 1498, Vasco da Gama chegou à Índia, e em 1500 Pedro Álvares Cabral, a caminho da Índia, descobriu o Brasil e reivindicou isso para Portugal. O Império Português dominaria, entre outros, o Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Goa, Daman, Diu, Kochi, Malacca e Macau. A maioria das colônias africanas foi concedida a independência em 1975. Macau, a última colónia portuguesa, foi entregue à China em 1999.
  • O primeiro código pirata foi inventado no século XVII pelo bucanero português Bartolomeu Português.
  • Em 1709, o sacerdote jesuíta Bartolomeu de Gusmão inventou um dos primeiros dirigíveis do mundo, pelo qual buscou o favor real do rei João V. Portugal poderia ter mudado a história com esta invenção , se não fosse pela Inquisição, que proibiu Gusmão de continuar suas investigações aeronáuticas e chegou a persegui-lo por causa delas.
  • Em 1 de novembro de 1755 (Dia dos Todos os Santos), Lisboa foi atingida por um terremoto com uma magnitude estimada de 9 na escala Richter - uma das mais poderosas da história européia . A cidade foi destruída pelo terremoto, o tsunami subseqüente e os incêndios que se seguiram. Até 90.000 dos 275.000 habitantes foram mortos e 85% dos edifícios foram destruídos, incluindo palácios e igrejas famosas, a biblioteca real de 70.000 volumes, bem como os arquivos reais, contendo os registros históricos detalhados das explorações do Vasco da Gama e outros navegadores antigos. O terremoto perturbou profundamente a cena política do país e as ambições coloniais do século XVIII. Lisboa sendo a capital de um país católico devoto com uma longa história de evangelismo nas colônias, a catástrofe causou muito constrangimento à Igreja Católica, o que não poderia explicar essa manifestação da ira de Deus - atingindo, além disso, um feriado católico.
  • Em 1761, Portugal tornou-se o primeiro poder colonial a abolir a escravidão, meio século antes da Espanha, França, Grã-Bretanha ou EUA.

Direito e Governo

  • O sistema jurídico português moderno foi influenciado principalmente pelo direito alemão.
  • Devido à influência do catolicismo romano, Portugal é um dos países mais socialmente conservadores da Europa. O aborto foi legalizado apenas por um referendo em 2007, causando muita controvérsia. Um padre católico prometeu excomungar todas as pessoas que votaram a favor da legalização do aborto.
  • Portugal é o único país da UE, juntamente com a Espanha, onde a prisão perpétua foi abolida.

Construção e Transporte

  • A Ponte Vasco da Gama em Lisboa é a ponte mais longa da Europa com 17.185 m (56.381 pés).
  • Até 1986, quando Portugal e a Espanha se juntaram à Comunidade Económica Europeia, o cruzamento das fronteiras entre os dois países foi desencorajado. Os ônibus pararam logo antes da fronteira e não foram coordenados com o outro lado. Desde 1991, quando foi inaugurada uma Ponte Internacional de Guadiana, a única maneira de viajar do sul de Portugal para a Espanha foi de barco.
  • Em 2006, Portugal estabeleceu o primeiro comercial fazenda de ondas (o Parque de Ondas da Aguçadoura) para produzir eletricidade.
Eupedia
Copyright © 2004-2021 Eupedia.com All Rights Reserved.